Exmo. Sr.
Vereador Noeli Machado
DD. Presidente da
Câmara de Vereadores de
Sapucaia do Sul – RS
Do(a) Vereador(a): Evandro Salermo Gã
Assunto: Encaminha Moção de Repúdio às declarações ofensivas e desrespeitosas da Deputada Luciana Genro (PSOL) relativizando os ataques do grupo terrorista HAMAS, na guerra entre Israel e Palestina.
Evandro Salermo Gã, Vereador(a) que este assina, integrante da Bancada do Partido Movimento Democratico Brasileiro (MDB), vem, respeitosamente, a presença de V.Exa., na forma regimental, requerer seja levada à consideração do Colendo Plenário, a presente Moção de Repúdio, para que apresenta as seguintes,
JUSTIFICATIVAS:
Israel e Palestina travam uma guerra onde o movimento sionista sempre defendeu a criação de um estado judeu na Palestina, que hoje em dia acaba por viver em condições bastante ruins. Essa guerra territorial acontece desde a década de 40.
Em 2023 tivemos novos capítulos. O grupo terrorista HAMAS, que defende a Palestina, iniciou ataques terroristas contra Israel como forma de protesto e reivindicar o espaço de soberania, que hoje é exercido apenas pelos israelenses. Este ataque deixou inúmeros inocentes civis mortos com brutalidade, a sangue frio.
A presente Moção de Repúdio é em relação a declarações da Deputada Luciana Genro, do PSOL, que relativiza estes ataques terroristas, sem sequer expressar solidariedade aos inocentes, e traçando paralelo entre o estado de Isarael e o nazismo.
Vejamos:
"Gaza é a maior prisão a céu aberto do mundo. Há 17 anos que ninguém pode entrar ou sair devido ao bloqueio imposto por Israel. Um povo que vive há décadas sob um regime militar e colonial de ocupação tem o direito de resistir e se levantar contra a opressão. A resistência palestina vive e é legal perante o direito internacional. Ilegal é o apartheid, o colonialismo e a limpeza étnica promovidos pelo regime israelense, que conta com o governo mais reacionário de sua história. Tratar a resistência palestina como terrorismo seria equivalente a tratar da mesma forma o levante dos judeus contra os nazistas em Varsóvia, no ano de 1943."
– Luciana Genro, deputada estadual do Rio Grande do Sul (PSOL).
Entendo como totalmente incoerente a declaração da Deputa do partido PSOL, da extrema esquerda que se diz acolher e respeitar a todos, principalmente minorias, e hoje relativiza os atentados terroristas a inocentes.
Acredito ser possível defender a autodeterminação do povo palestino sem defender grupo terrorista que ataca idosos, bebes, mulheres, homossexuais e judeus.
Repúdio aos ataques do HAMAS e repúdio as declarações da extrema esquerda relativizando estes ataques.
Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
EVANDRO SALERMO DA SILVA:06151633946 em 18/10/2023 09:30:06