Ao Exmo. Sr.

Jorge Barbosa

  1. Vereador Presidente 

Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS

Da Vereadora Gabriela Ortiz - PDT

Assunto: Encaminhamento de MOÇÃO DE APOIO  ao aplicativo pedagógico para a representatividade de mulheres na ciência - FEMICIÊNCIA desenvolvido pelas estudantes Ana Paula de Oliveira. Anna Júlia Neumann, Brener de Moura, Maria Eduarda da Rocha dos Santos, da Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt- Sapucaia do Sul. 

Gabriela Ortiz, Vereadora que este assina, integrante da Bancada do Partido PDT, com assento neste Poder Legislativo Municipal, vem, respeitosamente à presença de V.Exa., na forma regimental, requerer seja levada à consideração do Plenário, a presente MOÇÃO, que apresenta as seguintes,

JUSTIFICATIVAS:

A presente MOÇÃO visa o apoio, por parte desta casa legislativa, ao aplicativo pedagógico para a representatividade de mulheres na ciência - “FEMICIÊNCIA”.

A falta de visibilidade de mulheres na ciência é notável internacionalmente, mas quando se trata de mulheres brasileiras nessa área do conhecimento, torna-se algo ainda mais precário. Também se observa que o gênero masculino sempre foi posto como superior dentro do corpo social, tanto em áreas como ciências da natureza e exatas quanto ciências humanas e sociais. Nas escolas há mais homens/meninos na pesquisa científica do que mulheres/meninas. Percebe-se que é uma questão histórico-social cujos fatores estão relacionados às raízes de uma sociedade pouco progressista do século XIX e XX, onde pouquíssimas mulheres atuavam na ciência, algo que se estendeu até os dias atuais. A partir destas inquietações, perguntou-se: como incentivar mulheres/meninas a ingressarem no mundo da ciência? De que forma pode-se aumentar a representatividade e a visibilidade de mulheres brasileiras na ciência? Nesse contexto, o objetivo do projeto é desenvolver um aplicativo pedagógico a fim de estimular mulheres/meninas na área científica, a fim de aumentar a representatividade e ressaltar estudos e descobertas em que mulheres brasileiras tiveram grande participação. Como objetivos específicos, pretende-se tornar o aplicativo mais interativo; incluir novas guias e abas no aplicativo para que possa ser realizado um bate-papo com outras meninas que queiram ingressar em determinada área científica; bem como conscientizar o maior número de estudantes possíveis sobre a problemática do projeto a partir lives, conversas e redes sociais. Para tanto um protótipo do aplicativo foi elaborado na plataforma Power Apps e está na fase inicial, pois melhorias estão sendo realizadas. Acredita-se que com o desenvolvimento do projeto, mais especificamente o aplicativo, envolver-se-a novas mulheres no universo científico, uma vez que se fará uso da tecnologia para tentar uma equidade de gênero tanto no sistema de ensino quanto no mercado de trabalho, além de incentivar mulheres/meninas a acreditarem em si e nos seus sonhos. Pois, com os resultados da etapa I do projeto se percebeu a pouca informação a respeito do que é ciência que pode estar relacionado com a falta de interesse para ingressar nessa área. 

Palavras-chave: Ciência; Gênero; Tecnologia; Visibilidade; Representatividade. 

O projeto teve o prazer de participar do Sesi @Com ciência, uma feira onde vários alunos apresentaram suas ideias por meio de seus projetos, onde também tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a vereadora Gabriela Ortiz. Recentemente o projeto esteve presente na VII FEBIC, em Pomerode Santa Catarina, uma feira que visa a importância de iniciações científicas de projetos como esse que é apresentado à vocês. Na feira o FEMICIÊNCIA foi contemplado com a premiação de projeto destaque em empreendedorismo e credenciados para a EXPOJOVEN 2023 em San Jose, Costa Rica. A feira não contemplará o projeto com custos como: Estadia, alimentação, transporte e custos adicionais. Por meio de pesquisas a média de custos para a viagem, que ainda não foi informada o tempo de duração, mas presumindo que tenha a duração de uma semana, custaria em torno de R$20 mil para três pessoas. Logo, é de extrema importância toda e qualquer ajuda que estiverem dispostos a oferecer para contribuir com o futuro do projeto e incentivar cada vez mais as meninas a seguirem seus sonhos e a não terem medo de ingressarem em carreiras científicas em uma sociedade machista. É cada vez mais importante e relevante que esse tipo de causa social esteja presente em nossa sociedade e assim, que o aplicativo esteja presente em escolas de todo o município.

Diante das justificativas, espera-se contar com o apoio dos demais Nobres Pares.

                                               

Assim, subscrevemo-nos.

Sapucaia do Sul, 28 de novembro de 2022.

 

 

Vereadora Gabriela Ortiz - PDT




Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
GABRIELA ORTIZ ABENEL:03463217007 em 28/11/2022 09:53:57