|
---|
Ao Exmo. Sr. Jorge Barbosa Vereador Presidente Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS
Da Vereadora Gabriela Ortiz - PDT
Assunto: Indicação ao Poder Executivo Municipal para que, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, seja realizada a Conferência Municipal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável no município de Sapucaia do Sul.
A Vereadora signatária, abaixo subscrita, vem à presença de Vossas Excelências, respeitosamente, na forma regimental (art. 115 do RI c/c 51, parágrafo único da Lei Orgânica Municipal), para requererem seja procedida a leitura em Plenário do inteiro teor desta proposição indicativa, sendo a mesma posteriormente encaminhada, pela Presidência, ao Poder Executivo Municipal.
JUSTIFICATIVAS
Senhores Vereadores e Vereadoras:
É objetivo da presente indicação, que após os trâmites regimentais, que seja enviada cópia da presente proposição ao Poder Executivo para que, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, seja realizada a Conferência Municipal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Sapucaia do Sul. Com a alta no preço dos alimentos e o elevado índice de desemprego no Rio Grande do Sul e no Brasil, a situação de fome e insegurança alimentar piorou. Estudo do Departamento de Economia e Estatística e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, através de dados do Cadúnico mostra que em janeiro de 2021, 947.112 gaúchos viviam em condição de extrema pobreza, o que representa cerca de 8% da população do estado. A nível nacional, a pandemia da COVID-19 agravou ainda mais a situação de fome e insegurança alimentar. Divulgado no dia 08 de junho de 2022, o 2º VIGISAN – Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil revelou que a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, passando fome, praticamente dobrou em menos de dois anos. Esse contexto afeta diretamente 33,1 milhões de brasileiros, o equivalente a 15,5% da população, 14 milhões a mais de pessoas passando fome na comparação com o primeiro levantamento realizado em 2020. Diante desses dados, é imprescindível termos um evento para tratar sobre tal temática e que tenha como objetivo apresentar ações existentes no município na área da segurança alimentar e traçar objetivos futuros dessa política social. A ideia é que a comunidade possa participar e manifestar o que considera mais importante dentro da segurança alimentar e a partir disso criar propostas, onde o município organizará as ações para os próximos anos e assim encaminhar para as esferas federal e estadual o que compete a elas. Por fim, cabe evidenciar que já foi pautada por parte da vereadora Gabriela Ortiz a reabertura do restaurante popular com o poder Executivo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e, portanto, ampliar o debate e organizar a comunidade para entender a sua importância é fundamental.
Sapucaia do Sul, 25 de julho de 2022. GABRIELA ORTIZ - PDT VEREADORA SIGNATÁRIA |
Documento publicado digitalmente por VEREADORA GABRIELA ORTIZ em 25/07/2022 às 09:36:51. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5b0e1b39c9b3559beab9a2ecf5e74737.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 43462. |
Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
GABRIELA ORTIZ ABENEL:03463217007 em 25/07/2022 09:37:31