Ao Exmo. Sr.

Jorge Barbosa

  1. Vereador Presidente

Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS

 

 

 

 

MOCÃO Nº

 

           

            O Vereador GABRIEL RODRIGUES, integrante da BANCADA DO PROGRESSISTAS (PP) com assento nesta Casa Legislativa vem apresentar para esta egrégia casa para a deliberação plenária, a seguinte MOÇÃO DE REPÚDIO AO PROGRAMA ASSISTIR, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

A presente moção justifica-se pelos motivos a seguir delineados:

  1. O programa Assistir, nada mais é que um corte significativo no repasse financeiro do estado para as instituições hospitalares vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio Grande do Sul.
  1. É lamentável que o Exmo. Sr. Governador Eduardo Leite, em plena pandemia, vise enfraquecer os hospitais financeiramente, algo que é impensável no atual cenário.
  1. A fundação hospitalar Getúlio Vargas atualmente recebe um repasse anual de 46.737.636,00, com o Programa Assistir passará a receber 6.132.053,50 ou seja, o hospital de Sapucaia do Sul receberá apenas 13,12% do que recebe hoje.
  1. A fundação Hospitalar Getúlio Vargas vem prestando um atendimento de excelência, tanto a nível municipal quanto à nível estadual, pois apenas no ano de 2021 pacientes de mais de 100 municípios foram atendidos pelo nosso hospital, tendo salvo milhares de vidas nesse período.
  1. O Programa Assistir visa sucatear os hospitais, acabar com a saúde pública e desassistir a população gaúcha, que é quem banca o estado pagando uma carga tributária pesada.
  1. Serão 62 hospitais afetados pelo corte de verbas, que infelizmente não conseguirão se manter em funcionamento, que acarretará em deslocamentos para a capital do Estado, aumentando as filas e tempo de espera para procedimentos que hoje são feitos nos municípios.
  1. Saúde de qualidade se faz com investimentos e bons profissionais, mas infelizmente o Governo do Estado do Rio Grande do Sul quer deixar o contribuinte a deriva, sem acesso a saúde de qualidade, o que é uma lástima!
  1. Atualmente, os militares estaduais não contam com a consideração e o reconhecimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e são preteridos na política estadual de valorização dos servidores da segurança pública e são alvejados com ataques contra os seus direitos.

            Diante do manifesto, após a aceitação do imperante Plenário, requer-se que seja conduzida a presente moção de repúdio as seguintes autoridades:

  1. a) Que a Moção seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Eduardo Leite, Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
  1. b) Que a Moção seja encaminhada a Excelentíssima Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann.
  1. c) Que a Moção seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Gabriel Souza, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
  1. d) Que a Moção seja encaminhada a Excelentíssima Senhora Zilá Breitembach, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Sapucaia do Sul, 23 de agosto de 2021.

                                                                      

                                                                          Gabriel Rodrigues

                                                                Vereador (PROGRESSISTAS)

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
LUIS GABRIEL DALBERTO RODRIGUES:84823925068 em 23/08/2021 11:31:51