#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO N.° #NUMPROCESSO#
Indicação Nº 417/2021

Proponente: Ver.ª Gabriela Ortiz

Ao Exmo. Sr.

Jorge Barbosa

Vereador Presidente 

Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS

Da Vereadora Gabriela Ortiz - PDT

Assunto: Indicação ao Poder Executivo Municipal, que através da Secretaria Municipal de Saúde inicie a Campanha de Conscientização e Prevenção Contra a Dengue.

A Vereadora signatária, abaixo subscrita, vem à presença de Vossas Excelências, respeitosamente, na forma regimental (art. 115 do RI c/c 51, parágrafo único da Lei Orgânica Municipal), para requerer que seja procedida a leitura em Plenário do inteiro teor desta proposição indicativa, sendo a mesma posteriormente encaminhada, pela Presidência, ao Poder Executivo Municipal. 

JUSTIFICATIVAS 

Senhores Vereadores: 

É objetivo da presente indicação, que seja iniciada no município de Sapucaia do Sul campanha de conscientização e prevenção contra a dengue, a partir de ações efetivas por parte do setor de Vigilância em Saúde do Município que impeçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, seu vetor. 

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido através da picada do mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti. A dengue não possui cura, apenas podemos tratar seus sintomas. Conforme o site oficial do município, Sapucaia do Sul tornou-se infestado pelo mosquito da dengue a partir de março de 2013, quando foi detectado o vetor domiciliado e desde então se modificou a estratégia de controle e monitoramento do Aedes aegypti no município.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

No dia 22 de abril de 2021, o G1 publicou que, até a presente data, o Rio Grande do Sul teve 409 municípios com registro de infestação pelo Aedes aegypti segundo o Informativo Epidemiológico de Arboviroses divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Das 497 cidades do estado, 82% delas, ou cerca de oito a cada dez, estão infestadas. Entre a lista de cidades com infestação, Sapucaia do Sul foi citada. Um mês após, em maio, o GZH noticiou que em cinco meses, RS já tem o maior número de mortes e de casos de dengue em uma década e que quatro cidades concentram mais de 80% do total de infectados: Erechim, Santa Cruz do Sul, Aratiba e Bom Retiro do Sul.

Por isso, União, estados, municípios e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Há anos é publicizada a orientação da campanha para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do mosquito. Além disso, o município de Sapucaia do Sul possui diversos terrenos baldios - sejam privados ou públicos - o que corrobora com a proliferação do inseto.

Por fim, reinvidico que a indicação apresentada seja acolhida pelo Governo Municipal, firme nas razões acima demonstradas, e no ímpeto de colaborar com a administração do Município, realizando a função de assessoramento que é inerente à edilidade, apresentamos ao nobre plenário desta Câmara Municipal nossa proposição indicativa.

Sapucaia do Sul, 24 de maio de 2021.





GABRIELA ORTIZ - PDT 

VEREADORA SIGNATÁRIA 

Documento publicado digitalmente por VEREADORA GABRIELA ORTIZ em 24/05/2021 às 09:57:32. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4ce5c1cf46f7e450d40e4d30d3360da7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 24667.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
GABRIELA ORTIZ ABENEL:03463217007 em 01/06/2021 12:31:32